LUMINÁRIAS, PENDENTES, COMO E QUANDO USAR?

Olá, lighting apaixonados!!! O queridinho dos projetos de iluminação é o assunto de hoje: O Pendente!
Também chamado comumente de lustre, a luminária pendente é um recurso luminotécnico muito utilizado em situações de iluminação residencial e também comercial.
Segundo o Wikpédia, (https://pt.wikipedia.org/wiki/Lustre) “Os lustres surgiram no fim do século XVII, como majestosos objetos que tinham a função de iluminar as enormes mesas de refeições nos jantares oferecidos pelos nobres. O lustre surgiu em uma época de pleno status, somente os reis e nobres os possuíam, eram feitos a pedido e não eram comercializados. Surgiu antes da energia elétrica, onde no lugar das lâmpadas era inserida velas.”
Mas com a modernização dos equipamentos e materiais de acabamento, as luminárias pendentes foram adquirindo outros formatos e desenhos, que possibilitam dinamizar a utilização de sua luminosidade equilibrando com as demais peças de iluminação dos espaços e não mais como única fonte luminosa.
Vantagens da luminária pendente:
Além de sua indiscutível característica estética, as luminárias pendentes têm excelente função econômica!
Tecnicamente precisamos da medida exata da altura útil da luminária para calcular a iluminância necessária para aquele plano de trabalho. Quando temos pés direitos* muito altos, se faz necessária uma iluminação muito intensa para alcançar este plano de trabalho, no caso de a mesma estar fixada ao teto.
Os pendentes podem encurtar esta distância com elegância, trazendo economia energética ao projeto e ainda otimizando a logística da manutenção.
Mas cuidado!
A luminária pendente acaba por amarrar o layout dos espaços.
Uma vez posicionada sobre uma mesa de jantar, por exemplo, fixa a posição da mesa em um só lugar. Qualquer deslocamento que não centralizando o pendente trará sensação de desordem ao espaço.
Percebemos muito esta utilização também em restaurantes, mas a dica é: Somente utilize pendente em restaurantes em cantos ou locais fixos, como sobre bancadas. Este tipo de estabelecimento demanda repaginação do espaço com certa frequência e pendentes sobre as mesas podem dificultar este trabalho.
E você, gosta de luminárias pendentes?
Queremos saber sua opinião e também sugestão de assunto para nossas postagens! Participe!
Grande abraço e até a próxima!!!
* Pé-direito: termo técnico que significa altura do piso até o forro.